Epistemological models of mathematical structuralism in the french didactic tradition:
networking of theoretical frameworks
Resumo
In my research, different theoretical frameworks in the didactics of mathematics are used to study the teaching-learning phenomena related to mathematical structuralism at university level. The aim of this article is to discuss, in the context of this research, the specificity and complementarity of two frameworks from the French didactic tradition - the Theory of Didactic Situations (TSD) and the Anthropological Theory of the Didactic (ATD) from the point of view of the theorization of knowledge that these frameworks offer and of the epistemological postures that they assume, as well as their consequences for research. It is an opportunity to question the various meanings and uses of epistemology in current didactic research while returning to the sources of experimental epistemology, in the sense of Brousseau. Our corpus of data comes from the work of students engaged in solving tasks on classifying models of an invented axiomatic structure (the theory of banquets), after having learned Group Theory. While the underlying didactic engineering was designed within the framework of TDS, networking with ATD provides complementary insights into the observed phenomena and a space for dialogue between theo retical frameworks.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.