Modélisation des savoirs dans le cadre de l’apprentissage par problématisation et conséquences didactiques
Resumo
Nous présentons d’abord la modélisation des savoirs dans le cadre de l’apprentissage par problématisation. Elle s’ancre dans une épistémologie de la construction du problème. Les savoirs y sont caractérisés comme des savoirs construits en raison, associés à la construction de solutions raisonnées des problèmes. Nous expliquons ensuite comment cette modélisation fournit des conditions pour la conception de situations à partir d’ un exemple en SVT. Puis nous précisons comment nous envisageons la question des savoirs relatifs à la résolution de problème en mathématiques à l’aulne de ce cadre.. À partir d’un exemple relatif à l’apprentissage de possible et de l’impossible en mathémat iques par des élèves de 8 à 11 ans, nous mo ntrons comment cette modélisation conditionne la construction de séances d’enseignement. Nous discutons ensuite l’apport du cadre de l’apprentissage par problématisation dans cette construction et ses articulation s possibles avec d’autres cadres de la didactique des mathématiques (théorie des situations didactique, jeux de cadre et dialectique outil objet).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.