Analysis of a University Student’s Construction of a Praxeology for Integration Tasks
Resumo
This study utilizes the model of didactic moments from the Anthropological Theory of the Didactic to examine a university student’s praxeological work pertaining to a set of four integration tasks. The research focuses on themes related to the Fundamental Theorem of Calculus (FTC), which elucidate the technological aspects of the employed techniques. By analyzing the integral calculus content in the textbook used by the student at upper secondary level, the study identifies a potential causal relationship between the textbook’s treatment of integration and shortcomings in the student’s praxeological equipment. Specifically, it is found that an essential element of the FTC—interpreting area in terms of a function—was missing in the textbook’s logos block on integration. Furthermore, the analysis reveals a predominance of algebraic techniques over graphical ones in the student’s performance of the set of tasks. The findings underscore the impact of educational resources on students’ praxeological equipment and highlight the need for a critical evaluation of these resources using didactic transposition analysis. The study advocates developing a praxeological organization for integral calculus in order to guide curriculum designers and textbook authors, thereby bridging the educational gap between secondary and tertiary education and enhancing students’ comprehension of integral calculus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.