A inserção da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de Licenciatura em Química
Resumo
Este estudo objetiva analisar como as relações étnico-raciais são abordadas nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química, utilizando-se da análise qualitativa e documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). A partir da análise, identificou-se que, embora a temática tenha avançado formalmente com disciplinas obrigatórias e optativas, há desafios na efetividade pedagógica. As práticas docentes frequentemente carecem de conexão com as realidades socioculturais dos estudantes devido à falta de formação continuada e à prevalência de abordagens teóricas. Perspectivas futuras incluem estudos sobre metodologias inovadoras, impactos na prática docente e criação de espaços interdisciplinares para integrar ciência e diversidade cultural. O estudo reforça a necessidade de estratégias estruturantes para consolidar a ERER como eixo transformador na formação docente e na educação inclusiva.
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[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
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