A inserção da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de Licenciatura em Química

Autores

  • Nicole Pereira Martins de Lima Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ademir de Souza Pereira Unviversidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Este estudo objetiva analisar como as relações étnico-raciais são abordadas nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química, utilizando-se da análise qualitativa e documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). A partir da análise, identificou-se que, embora a temática tenha avançado formalmente com disciplinas obrigatórias e optativas, há desafios na efetividade pedagógica. As práticas docentes frequentemente carecem de conexão com as realidades socioculturais dos estudantes devido à falta de formação continuada e à prevalência de abordagens teóricas. Perspectivas futuras incluem estudos sobre metodologias inovadoras, impactos na prática docente e criação de espaços interdisciplinares para integrar ciência e diversidade cultural. O estudo reforça a necessidade de estratégias estruturantes para consolidar a ERER como eixo transformador na formação docente e na educação inclusiva.

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Publicado

2024-12-31