Educação Matemática para bebês e crianças bem pequenas em creches
análises do Jogo da Memória gigante e Caixas malucas
Resumo
Esta pesquisa documental analisa duas atividades do livro “Cadê? Achou! Educar, cuidar e brincar na ação pedagógica de creche”, voltadas ao desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças pequenas. A seleção baseou-se na promoção de aprendizado e exploração por meio de jogos. Os resultados indicam que o jogo é um recurso valioso no desenvolvimento infantil, estimulando habilidades como sensibilidade corporal, contato com noções matemáticas, pensamento lógico-matemático, criatividade e elaboração do processo identitário. As atividades destacam a importância de experiências significativas e interativas no contexto da educação infantil, favorecendo o aprendizado lúdico e exploratório. A pesquisa evidencia a relevância do brincar como parte integrante do processo pedagógico em creches, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.
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DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
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