Escrevivência do tornar-se professora de Química nas Unidades Prisionais
Resumo
O presente artigo apresenta a uma escrita por meio da escrevivência de uma professora de Química que passa a lecionar em unidade educacional de internação e posteriormente em Unidades Prisionais, relatando experiências que a construiu e (re)construiu tanto como professora quanto como ser humano, ao longo desse percurso. Essa pesquisa é de cunho qualitativa narrativa embasada no conceito de escrevivência de Conceição Evaristo e refere-se a uma escrita em que ela enfatiza as suas vivências, memórias e histórias, narrando suas experiências pessoais e também as coletivas, sendo estas sempre na perspectiva de resistência. Essa pesquisa destaca a legislação que rege o atendimento educacional nas unidades prisionais, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da formação inicial e continuada dos/as professores/as que atuam nesse ambiente de privação de liberdade, e como um recurso essencial para que o processo de ensinar-aprender-ensinar seja efetivo nesses ambientes.
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DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
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