Frações e seus Significados

percepções de professores em formação inicial

Autores

  • Jéssica Rodrigues Nunes
  • Jorge Henrique Gualandi

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou investigar como professores em formação inicial identificam e (re)significam os significados das frações. Para isso, foram aplicadas listas com questões sobre frações, com o intuito de explorar as ideias relacionadas a conceitos como parte-todo, quociente, razão, fator multiplicativo, medida e número. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou rodas de conversa como técnica de coleta de dados, além dos protocolos com as resoluções das questões trabalhadas. Constatou-se que, embora os professores em formação desconhecessem alguns significados atribuídos às frações, as rodas de conversa possibilitaram a (re)significação e ampliação de seus entendimentos sobre o tema. Nesse sentido, recomenda-se que, tanto na formação inicial quanto na continuada, sejam explicitadas as diferenças presentes em cada significado de fração.

Downloads

Publicado

2024-12-31