Formação Docente e ACT

Uma Análise dos PPC de Licenciaturas em Física no RN, CE e PB

Autores

  • Tiago Martins Moura
  • Albino Oliveira Nunes
  • Albano Oliveira Nunes
  • Manoel Fábio Rodrigues

Resumo

Este estudo investigou como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas em Física de instituições públicas no Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba incorporam a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) na formação inicial de professores. Com abordagem mista e exploratória, a análise focou nos objetivos e no perfil do egresso, processando o corpus textual com o software IRAMUTEQ. Os resultados destacaram avanços na preparação pedagógica e técnica, evidenciados por nuvens de palavras, grafos de similitude e classificações hierárquicas descendentes, com ênfase na integração de dimensões sociais e culturais. Entretanto, persistem lacunas relacionadas à interdisciplinaridade e à inclusão de aspectos ambientais e sustentáveis, apontando para a necessidade de revisões curriculares que fortaleçam a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

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Publicado

2024-12-31