Mapeamento de textos de divulgação científica

instrumento facilitador para o planejamento das práticas de leitura

Autores

  • Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalba
  • Daniele Correia

Resumo

Pesquisas em ensino de ciências destacam o potencial dos textos de divulgação científica (TDC) em sala de aula, sendo o sucesso das práticas de leitura influenciado pelo TDC, as estratégias de leitura e os discursos apropriados e mobilizados. Este estudo objetiva propor e validar, com licenciandos em química, um instrumento para mapeamento de TDC no planejamento de práticas de leitura. A análise de dados seguiu a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que o instrumento foi considerado um facilitador na seleção de conteúdos e planejamento de  práticas de leitura com TDC. Espera-se que o instrumento auxilie na efetivação de práticas de leitura e fortaleça o compromisso com a leitura e a formação de leitores na/sobre ciência.

Downloads

Publicado

2024-12-31