A concepção de formação de professores para a Educação Básica na legislação educacional entre 1931 e 2024
Resumo
Neste texto, analisamos as orientações legais para a construção do currículo para os cursos de formação de professores para a Educação Básica. Realizamos uma análise dos principais documentos normativos buscando identificar qual a concepção de formação presente nestes textos. O principal resultado dessa análise é de que é somente a partir da constituição de 1988 que a profissão docente passa a ser compreendida como uma carreira com características que lhe são próprias e que exigem um currículo com concepção diferenciada em relação aos cursos de bacharelado, principalmente o curso de formação de professores de Física. Outro resultado de nossa análise é que as concepções apresentadas nesses documentos são baseadas na Racionalidade Técnica e na Racionalidade Prática.
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[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
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