Reflexões sobre práticas inclusivas no ensino de ciências

Autores

  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart
  • Nelson Dias

Resumo

O trabalho apresenta uma discussão sobre a formação de um professor para educação inclusiva, a partir de um projeto desenvolvido com o objetivo de chamar atenção dos estudantes do ensino médio sobre o uso inadequado de aparelhos de escuta musical, com fone de ouvido, por tempo prolongado e grande intensidade. Apresenta uma descrição do projeto, assumido como investigação sistemática, que produz uma representação interdisciplinar. Para problematizar a situação problema do uso inadequado do fone de ouvido emprega uma adaptação de um questionário validado por pesquisadores da área da saúde.  Exemplifica resultados obtidos por meio da integração, não negociada, de conhecimento disciplinares abordados em duas disciplinas da formação de professores de física: Prática e formação docente e Educação Especial. Conclui sinalizando qua ainda desconsideramos a singularidade de cada estudante, especialmente aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

Downloads

Publicado

2024-12-31