TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
O presente editorial, composto por 18 artigos, reúne pesquisadores de programas de pós-graduação e destaca a diversidade de temas abordados em pesquisas recentes na área de Ensino de Ciências e Matemática; de forma a valorizar elementos comuns que fortalecem o campo acadêmico e oferecem contribuições para a formação docente e práticas pedagógicas. Esses estudos refletem uma preocupação central com a inclusão, a interdisciplinaridade e a formação de sujeitos críticos e autônomos. Dentre os temas educacionais emergentes e socialmente relevantes destacam-se pesquisas que abordam a inserção da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) nos currículos de Licenciatura, a Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a produção de saberes etnomatemáticos. Tais temáticas reconhecem a necessidade de aproximar o ensino às realidades socioculturais dos estudantes, promovendo a diversidade e a contextualização do conhecimento científico e matemático.
Um elemento transversal aos estudos é o enfoque em práticas pedagógicas que integram diferentes áreas do conhecimento. Exemplos incluem o uso de jogos para o desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças pequenas, a utilização de textos de divulgação científica para estimular a leitura crítica e o planejamento de materiais concretos adaptados para estudantes com deficiência visual. Essa abordagem interdisciplinar reforça a importância de conectar teoria e prática na formação inicial e continuada de professores.
Os estudos utilizam uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo análise documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas e abordagem metodológica, tais como, Três Momentos Pedagógicos que também aparece como um recurso na organização do ensino. Os resultados apresentados destacam avanços no entendimento de conceitos fundamentais, como frações e ondas sonoras, bem como no desenvolvimento de senso crítico e autonomia dos estudantes.
Embora avanços sejam relatados, desafios persistem, especialmente, na implementação de abordagens mais inclusivas e na superação de lacunas formativas em áreas como metodologias ativas e Educação CTSA. O dossiê aponta que estudos futuros devem explorar novas metodologias e avaliar os impactos de práticas interdisciplinares na formação docente e no aprendizado dos estudantes.
A análise conjunta desses trabalhos reconhece a importância da integração entre ciência, cultura e sociedade como um eixo estruturante para avançar na consolidação de uma educação mais inclusiva e transformadora.
Dessa forma, esse número temático convida a comunidade acadêmica a continuar investigando e implementando práticas que ampliem as possibilidades do Ensino de Ciências e Matemática. Agradecemos aos autores por suas contribuições e aos nossos leitores pela contínua dedicação à educação científica.
Boa leitura!
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.