A REDUÇÃO OSTENSIVA NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Danielly Kaspary UFMS
  • Marilena Bittar UFMGS

Resumo

Nesse artigo propomos uma discussão acerca do papel dos ostensivos na atividade matemática, em especial aqueles empregados no estudo das operações de adição e subtração dos números naturais. Para tanto, analisamos os ostensivos presentes em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais e a maneira como são utilizados nessa proposta de ensino, tendo como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático. As principais características investigadas são a potencialidade e o abandono desses, apoiando-nos no conceito de valência instrumental desenvolvido no âmbito da teoria supracitada. A análise realizada permite-nos concluir que o objetivo do ensino proposto é institucionalizar os algoritmos usuais da adição e da subtração, e consequentes os ostensivos ligados a eles, em detrimento de outros ostensivos como os dedos, a reta numérica e o material dourado. Com esse estudo percebemos a redução ostensiva na proposta de ensino investigada.

Biografia do Autor

Danielly Kaspary, UFMS

Danielly Regina Kaspary dos Anjos é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Marilena Bittar, UFMGS

graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutorado em Didática de Disciplinas Científicas - Universite de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) (1998) e pós doutorado em Educação Matemática na Universidade Joseph Fourier. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Pesquisadora Produtividade Pesquisa do CNPq e professora associada do Instituto de Matemática desta universidade.

Downloads

Publicado

2014-09-08