UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ARGUMENTAÇÃO NO LIVRO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA” RELATIVA ÀS IDEIAS INTUITIVAS DA GEOMETRIA

Autores

  • Vonicleiton Ribeiro Silva UFS
  • Rone Peterson Oliveira Santos UFS

Resumo

Neste trabalho, procedemos a uma análise da parte inicial do conteúdo geométrico (ponto, reta e plano) contido no livro didático “A Conquista da Matemática, 6° Ano, Giovanni Jr. e Castrucci (2009)”, fundamentada no conceito de argumentação proposto por Toulmin (2006). A análise desta proposta argumentativa também é fundamentada em outras referências, como Rezende (2010), Velasco (2009), Sales (2011) e Carmo e Carvalho (2012). Ao realizar este trabalho, ficou perceptível a necessidade de trabalhar com outras noções, como foi o caso dos conceitos de transposição didática (NEVES; BARROS, 2011), livro didático (MACHADO, 2012), entre outros, com vistas a obter dados particulares relativos à abordagem dos conteúdos de ponto, reta e plano, no livro, que pudessem ser úteis para a utilização deste em sala de aula. A partir desse estudo, encontramos um conjunto de aspectos que nos possibilitaram refletir sobre estratégias de abordagens argumentativas mais eficazes para o processo de ensino.

Biografia do Autor

Rone Peterson Oliveira Santos, UFS

Professor Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa Processos de Argumentação no Ensino de Matemática – DMA/UFS.

Downloads

Publicado

2014-09-09