APRENDIZAGEM CURRICULAR NAS AULAS DE CAMPO: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO 6 DE MARÇO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM MARACANAÚ

Autores

  • Bruno Viana de Souza
  • Maria Cleide da Silva Barroso
  • Caroline de Goes Sampaio
  • Francisca Helena de oliveira Holanda

Resumo

O presente artigo tem como ponto de partida a análise das atividades de campo como ferramenta didática para o ensino de química no Projeto 6 de Março. Para tanto, os estudantes do Projeto 6 de março foram submetidos a uma atividade de campo no manguezal da Sabiaguaba a fim de que tivessem um contato com a química enquanto ciência fora do laboratório e a enxergassem de forma interdisciplinar, assim como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais. Evidencia-se como objetivo geral desta proposta: estudar a química do manguezal analisando a sua dinâmica, como as reações químicas fazem a manutenção do local e como explicam a sua formação e a sua estrutura (vegetação, solo, salinidade, ação das marés e das chuvas) e a relação dos seres vivos que habitam o local ou utilizam como fonte de recursos. Neste trabalho, destaca-se também a atuação do Projeto 6 de Março que é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Acaraú, que partindo dos seus princípios, valores e missão, busca uma educação gratuita de qualidade para os estudantes de escola publica do município de Maracanaú. E ainda, propiciando através das suas atividades preparatórias anuais para os exames de vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio.

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Publicado

2018-05-03