OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS COMO UMA FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL
Resumo
A conscientização da sociedade para a importância do tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos promove uma mudança de comportamento socioambiental, caracterizando as transformações físico-químicas e biológicas durante o processo da sociedade na problemática que envolve os resíduos. O estudo especificou-se por uma revisão bibliográfica no qual se intensificou os estudos e compilaram-se os conceitos aplicados, caracterizados na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e sobre todo o processo de tratamento e finalização dos resíduos sólidos urbanos. Esse problema está diretamente ligado ao crescimento populacional constante, exigindo uma produção alimentícia e industrializada, contribuindo para o aumento dos resíduos sólidos. A importância de compreender a Política Nacional dos Resíduos Sólidos se intensificou com os projetos de leis ambientais na busca de preservação do meio ambiente. Sabemos que a coleta, meio de transporte e a destinação final dos resíduos pertence as autoridades de cada município, fundamentado na área de saneamento ambiental. Existem diversos sistemas de gerenciamento integrado que podem variar de métodos simples até os processos mais complexos. Conclui-se que a prática da educação ambiental deve ser proposta à sociedade através de projetos voltados a reciclagem e reutilização da matéria, caracterizando uma responsabilidade ambiental e estimulando uma conscientização aos cuidados para o tratamento e disposição final do resíduo, proporcionando uma busca pela compreensão de como trabalhar a educação ambiental através da Química, despertando a sociedade para um compromisso com a preservação do meio ambiente e para futuras gerações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.