O ESTUDO SOBRE ARBOVIROSE AMPARADA NO KAHOOT: UMA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Autores

  • Maria Helena de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE
  • Rannyelly Rodrigues de Oliveira
  • João Batista da Silva
  • Raphael Alves Feitosa
  • Francisco Régis Vieira Alves

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência realizada na Escola Municipal José Alcides Pinto em Fortaleza, Ceará. O objetivo desse artigo é apresentar um experimento didático, no contexto de interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática, sobre o estudo da Arbovirose, no que diz respeito à suas causas e seus efeitos na sociedade, não ignorando os aspectos matemáticos. Para isso, uma situação-problema foi elaborada e aplicada com enfoque na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e amparada no recurso tecnológico Kahoot. Por fim, compreende-se a eficácia dessa estratégia de ensino, cujo diferencial é evidenciado pelo fato de que a TSD foi abordada, não apenas para a Didática da Matemática, mas também no ensino de Ciências na temática da Arbovirose. A pesquisa oportunizou aos participantes momentos ricos e interativos de aprendizagem, uma vez que os alunos construíram o conhecimento científico sobre as causas e efeitos da Arbovirose e coube a comunidade local uma oportunidade ímpar de conscientização e aprendizado quanto às causas e efeitos da: Zica, Chikungunya e Dengue através do conteúdo inserido e apresentado no jogo.

Biografia do Autor

Maria Helena de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

Helena Andrade Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em jogos pedagógicos em Matemática, licenciada em Matemática. Foi assessora pedagógica, encarregada do serviço de orientação pedagógica e educacional na Marinha do Brasil, especificamente na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Desempenhou ainda, nessa mesma Instituição militar um curso de técnica de ensino aos instrutores militares e professores civis, a função de coordenadora pedagógica e professora de Matemática do curso direcionado aos futuros marinheiros do Brasil. Atualmente, pesquisa sobre o Ensino de Matemática utilizando a Engenharia Didática, ministra aulas de Matemática na rede Municipal de Ensino, atua em cursos de capacitações para professores de Matemática. 

Downloads

Publicado

2018-05-03