ESTUDO DOS TRIÂNGULOS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: UMA ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA"
Resumo
Este trabalho é fruto de uma investigação sobre a abordagem do conceito de Triângulos e de suas representações no livro didático “A Conquista da Matemática” (GIOVANNI Jr.; CASTRUCCI, 2009), volume do 8º ano do Ensino Fundamental; que fora realizada como Trabalho de Conclusão de Curso. Para a análise foram identificados os elementos que instituem a organização didática referente ao estudo de Triângulos, à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD), por meio da praxeologia matemática, ambas desenvolvidas por Chevallard (1991, 1999, 2009, 2011). Mas, para isso, foram analisados os trabalhos de Ordem (2010), Maia (2008) e Souza (2012), quanto à compreensão das organizações didática e matemática como uma abordagem praxeológica de atividades matemáticas. Essa organização é composta por quatro elementos [tarefa (T), técnica (τ), tecnologia (θ) e teoria (Θ)]. Eles podem ser diferentes tipos de problemas ou tarefas problemáticas, tipos de técnicas que permitem resolver as tarefas propostas; as tecnologias ou discursos teóricos (descrevem e explicam as técnicas). A partir da organização praxeológica, foi possível perceber que, para introduzir alguns conceitos, os autores estabelecem tarefas utilizando-se das construções geométricas orientadas pelos PCN (BRASIL, 1998), mas na maioria dos conceitos, o discurso teórico-tecnológico antecede às tarefas, as quais são representadas por algoritmos, problemas matemáticos e alguns problemas contextualizados.Downloads
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