HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO “OBJETOS DE ESTUDO” PARA UMA DIDÁTICA DA FÍSICA

Autores

  • Alline de Alencar Macedo URCA - Universidade Regional do Cariri
  • Maria Cleide da Silva Barroso
  • Mairton Cavalcante Romeu

Resumo

A presente pesquisa é o resultado de uma revisão bibliográfica, onde se optou por investigar junto às obras dos maiores pesquisadores nacionais e internacionais sobre o uso da História e Filosofia da ciência como “objeto de estudo” a ser ensinada numa disciplina de Didática da Física.  Tem-se como objetivo analisar as contribuições e/ou esclarecimentos sobre as reflexões apresentadas sobre o tema proposto.  Existe um interesse crescente em trabalhos voltados para a aplicação da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências, sendo assim, pode-se fazer uma transposição para utilizarmos na Didática da Física. Apanhou-se uma dupla dimensão na pesquisa, a primeira foi a ausência de um livro norteador abordando em específico, aspectos metodológicos e didáticos reunindo em uma Didática da Física.  A segunda conclusão foi que os autores que foram analisados convergem na ideia de que o uso da História e da Filosofia da Ciência auxilia tanto na construção de conceitos, quanto na estruturação de uma metodologia que é própria do conhecimento científico, proporcionando uma visão mais adequada de Ciência enquanto processo de construção, servindo como base de elementos de reflexão na definição de temas fundamentais, revelando os obstáculos epistemológicos por meio da semelhança entre concepções alternativas e concepções relativas às teorias científicas do passado e, ainda, superando os modelos de ensino cujo foco principal seja a mera transmissão dos “produtos” da Ciência.

Downloads

Publicado

2018-05-03