O USO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-EDUCATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Suyanne do Nascimento Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
  • Caroline de Goes Sampaio
  • Ana Karine Portela Vasconcelos
  • Felipe Alves Silveira
  • Solonildo Almeida da Silva

Resumo

A inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) está sendo cada vez mais abordada e utilizada no meio educacional, principalmente no ensino de química, visto que as aulas informatizadas tornam o conteúdo abordado mais amplo, podendo ser trabalhado e discutido de várias formas e com vários alunos simultaneamente. O computador pode ser considerado um recurso didático que favorece a expansão da inteligência, possibilitando a concretização do pensamento abstrato. Deste modo, O problema a ser investigado surgiu ao analisar alguns softwares e aplicativos que ajudam a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo devido a dinamização dos conteúdos de química. São ainda mostrados fatores históricos que levaram a união da metodologia tradicional à informatizada, promovendo uma reflexão sobre o uso de computadores e seus aplicativos no ensino de química, disponibilizando subsídios para a formação de professores e alunos mais críticos, preparando-os para acompanhar a devastadora velocidade de inovação tecnológica e produção de conhecimentos em geral. Nesta perspectiva, a presente pesquisa caracteriza-se como uma revisão de literatura, a fim de fundamentar os conceitos abordados.

Biografia do Autor

Suyanne do Nascimento Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática - IFCE - Campus Fortaleza.Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará- IFCE- Campus Maracanaú, Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, por 2 anos. Atualmente, exerço o cargo de professora de Química pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE). Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Tecnologias educacionais para o ensino de química, Softwares educativos, Olimpíadas de Química e Aprendizagem Significativa

Downloads

Publicado

2018-05-03