USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ABSTRAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTADO DA ARTE

Autores

  • Manuel Bandeira dos Santos Neto Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará
  • Suyanne do Nascimento Almeida
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

A partir do avanço das novas metodologias em sala de aula faz-se necessário o debate sobre as mesmas no âmbito acadêmico, sobretudo, nas universidades que trabalham com formação de professores. Sabe-se que os Objetos de Aprendizagens (OA) são recursos de fácil acesso e que trabalham de forma a promover uma interação dos alunos para com os conteúdos ministrados em sala, uma vez que a metodologia dos OA gira em torno da participação e de um entendimento significativo dos conteúdos abordados. Nesse viés, esta pesquisa objetiva investigar o uso de objetos de aprendizagem como metodologia na abstração no ensino de Química pela produção de um Estado da Arte (EA). Esse objetiva apresentar as produções acadêmicas mapeadas fundamentando a discussão e contribuições do assunto investigado. Poucas foram as pesquisas encontradas sobre os descritores objetos de aprendizagem AND elnsino de Química; e ensino de Química AND abstração. Diante dos poucos resultados encontramos, o presente trabalho tem relevância para o ensino de Química. Além disso, os artigos encontrados mostraram que o uso de OA como recurso metodológico para o ensino pode ser uma maneira prática e significativa de se abordar os conteúdos de Química, sobretudo, por permitirem aos alunos usarem a abstração de maneira concreta.

Biografia do Autor

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará

Rua Dona Josefa Barros de Alencar, n 91, Bairro Messejana. CEP: 60841-350Fortaleza, Ceará  

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Publicado

2018-05-03