USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ABSTRAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTADO DA ARTE
Resumo
A partir do avanço das novas metodologias em sala de aula faz-se necessário o debate sobre as mesmas no âmbito acadêmico, sobretudo, nas universidades que trabalham com formação de professores. Sabe-se que os Objetos de Aprendizagens (OA) são recursos de fácil acesso e que trabalham de forma a promover uma interação dos alunos para com os conteúdos ministrados em sala, uma vez que a metodologia dos OA gira em torno da participação e de um entendimento significativo dos conteúdos abordados. Nesse viés, esta pesquisa objetiva investigar o uso de objetos de aprendizagem como metodologia na abstração no ensino de Química pela produção de um Estado da Arte (EA). Esse objetiva apresentar as produções acadêmicas mapeadas fundamentando a discussão e contribuições do assunto investigado. Poucas foram as pesquisas encontradas sobre os descritores objetos de aprendizagem AND elnsino de Química; e ensino de Química AND abstração. Diante dos poucos resultados encontramos, o presente trabalho tem relevância para o ensino de Química. Além disso, os artigos encontrados mostraram que o uso de OA como recurso metodológico para o ensino pode ser uma maneira prática e significativa de se abordar os conteúdos de Química, sobretudo, por permitirem aos alunos usarem a abstração de maneira concreta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.