O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM CONSONÂNCIA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • José Ademir Damasceno Júnior
  • Mairton Cavalcante Romeu
  • Solonildo Almeida da Silva

Resumo

No Brasil, o ensino de Astronomia ainda apresenta muitas limitações, apesar de muitos esforços da legislação educacional vigente, de alguns trabalhos científicos, entre outros. Muitas pesquisas apontam a má formação inicial dos professores como sendo umas das principais dificuldades encontradas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que norteará a educação brasileira nos próximos anos, e utilizada nesta pesquisa como uma das principais referências, define de forma orgânica e progressiva as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver no decorrer dos níveis e modalidades da Educação Básica, indicando os conhecimentos e competências que todo aluno deve se apropriar em sua escolaridade. Este trabalho teve como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico sobre as potencialidades e limitações do uso do Planetário para o ensino de Astronomia. Verificou-se que muitos autores defendem que o Planetário apresenta diversas vantagens para o ensino de Astronomia, tais como: despertar a motivação do aluno, facilitar a compreensão do universo, dentre outras. Os resultados também apresentam a ausência da abordagem de fundamentação teórica e metodológica para a utilização de espaços não-formais de ensino na formação inicial e continuada dos professores, tendo como consequência uma visitação à base do senso comum e uma subutilização desses recursos devido aos altos custos de implantação e manutenção desses locais. As conclusões deste estudo revelam a necessidade de um programa de formação continuada, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes, em consonância com a BNCC, a fim de promover a otimização do uso do Planetário.

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Publicado

2018-05-03