O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM CONSONÂNCIA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
No Brasil, o ensino de Astronomia ainda apresenta muitas limitações, apesar de muitos esforços da legislação educacional vigente, de alguns trabalhos científicos, entre outros. Muitas pesquisas apontam a má formação inicial dos professores como sendo umas das principais dificuldades encontradas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que norteará a educação brasileira nos próximos anos, e utilizada nesta pesquisa como uma das principais referências, define de forma orgânica e progressiva as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver no decorrer dos níveis e modalidades da Educação Básica, indicando os conhecimentos e competências que todo aluno deve se apropriar em sua escolaridade. Este trabalho teve como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico sobre as potencialidades e limitações do uso do Planetário para o ensino de Astronomia. Verificou-se que muitos autores defendem que o Planetário apresenta diversas vantagens para o ensino de Astronomia, tais como: despertar a motivação do aluno, facilitar a compreensão do universo, dentre outras. Os resultados também apresentam a ausência da abordagem de fundamentação teórica e metodológica para a utilização de espaços não-formais de ensino na formação inicial e continuada dos professores, tendo como consequência uma visitação à base do senso comum e uma subutilização desses recursos devido aos altos custos de implantação e manutenção desses locais. As conclusões deste estudo revelam a necessidade de um programa de formação continuada, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes, em consonância com a BNCC, a fim de promover a otimização do uso do Planetário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.