AS PRAXELOGIAS DO ESTUDO SOBRE TRIÂNGULOS NO LIVRO DIDÁTICO “TUDO É MATEMÁTICA”

Autores

  • Maria de Fátima Costa Santos UFS
  • Denize Silva Souza UFS

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o estudo de Triângulos no livro didático “Tudo é Matemática” (DANTE, 2010), volume do 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de caráter bibliográfico descritivo teve como questão central: “Quais as praxeologias apresentadas pelo autor do livro didático “Tudo é Matemática” (8º ano) na organização do conteúdo sobre o estudo de triângulos?”. Na revisão literária, foram analisados os trabalhos de Ordem (2010) e Santos (2013), os documentos oficiais, como Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2011 (BRASIL, 2010) e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – PCN-Matemática (BRASIL, 1998), entre outros autores. Quanto à análise do conteúdo escolhido, o estudo se constituiu a partir da análise de um conjunto composto por quatro elementos [tarefa (T), técnica (τ), tecnologia (θ) e teoria (Θ)]. As tarefas podem ser diferentes tipos de problemas, desafios e outras atividades que compõem o desenvolvimento de um dado conteúdo matemático; as técnicas permitem resolver as tarefas propostas e as tecnologias e/ou discursos teóricos descrevem e explicam as técnicas que fundamentam e organizam os conteúdos matemáticos apresentados no livro didático, por exemplo. Dessa análise, foi possível verificar que para introduzir alguns conceitos, o autor utiliza ilustrações sobre situações do cotidiano, embora o discurso teórico-tecnológico anteceda às tarefas.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Costa Santos, UFS

Licencianda em Matemática/UFS

Denize Silva Souza, UFS

Professora Assistente do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe, atuação na área de Educação Matemática

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Publicado

2014-09-09