Dançar para Aprimorar a Atenção e a Neurocognição Matemática

Revisão Sistemática

Autores

  • Adriana VAZZOLER-MENDONÇA Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento – IP/USP
  • Laerte FONSECA Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento – IP/USP e Instituto Federal de Sergipe – IFS

Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar os efeitos da dança sobre a atenção, em intervenções com pessoas de todas as idades, tanto saudáveis como com diagnósticos de condições que impactam sua capacidade atencional, em busca de possíveis contribuições para a aprendizagem matemática. A necessidade deste estudo surgiu pela alta incidência de queixas de falhas atencionais, quer no ambiente escolar, quer no laboral. Diante disso, buscam-se métodos para a reabilitação neurocognitiva, sendo a atenção considerada pedra angular para o desenvolvimento das demais funções cognitivas e executivas. Para se verificar essa questão, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, abrangendo o período de julho de 2014 a dezembro de 2024. Essa revisão foi baseada na pergunta de pesquisa “Qual é a influência da prática de dança na atenção das pessoas que dançam?” Foram buscados artigos que descrevem trabalhos experimentais, publicados em periódicos indexados nas bases Lilacs, Medline e Scielo, contendo, nos títulos ou resumos, as palavras “dança” e “atenção” ou suas correspondentes nos idiomas inglês e espanhol. Dos 242 artigos encontrados, foram considerados 18. Dos estudos analisados, 66,67% trouxeram evidências consideráveis sobre a influência positiva da dança nos processos atencionais. De acordo com esses achados, a dança pode ser uma estratégia promissora para o enriquecimento e a reabilitação da atenção e suas consequências, na aprendizagem matemática. Uma das limitações do trabalho está no processo de seleção, inclusão e exclusão dos artigos, uma vez que, conduzido por apenas um pesquisador, pode ter produzido vieses.

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Publicado

2025-10-30