Dançar para Aprimorar a Atenção e a Neurocognição Matemática
Revisão Sistemática
Resumo
O objetivo deste trabalho foi examinar os efeitos da dança sobre a atenção, em intervenções com pessoas de todas as idades, tanto saudáveis como com diagnósticos de condições que impactam sua capacidade atencional, em busca de possíveis contribuições para a aprendizagem matemática. A necessidade deste estudo surgiu pela alta incidência de queixas de falhas atencionais, quer no ambiente escolar, quer no laboral. Diante disso, buscam-se métodos para a reabilitação neurocognitiva, sendo a atenção considerada pedra angular para o desenvolvimento das demais funções cognitivas e executivas. Para se verificar essa questão, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, abrangendo o período de julho de 2014 a dezembro de 2024. Essa revisão foi baseada na pergunta de pesquisa “Qual é a influência da prática de dança na atenção das pessoas que dançam?” Foram buscados artigos que descrevem trabalhos experimentais, publicados em periódicos indexados nas bases Lilacs, Medline e Scielo, contendo, nos títulos ou resumos, as palavras “dança” e “atenção” ou suas correspondentes nos idiomas inglês e espanhol. Dos 242 artigos encontrados, foram considerados 18. Dos estudos analisados, 66,67% trouxeram evidências consideráveis sobre a influência positiva da dança nos processos atencionais. De acordo com esses achados, a dança pode ser uma estratégia promissora para o enriquecimento e a reabilitação da atenção e suas consequências, na aprendizagem matemática. Uma das limitações do trabalho está no processo de seleção, inclusão e exclusão dos artigos, uma vez que, conduzido por apenas um pesquisador, pode ter produzido vieses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.
