Contextualização e Atenção em Tarefas Matemáticas
uma Abordagem Neurocognitiva
Resumo
Este artigo investiga como a contextualização de tarefas matemáticas pode favorecer a mobilização dos mecanismos atencionais top-down e bottom-up, de modo a contribuir para o ensino e aprendizagem de relações métricas no triângulo retângulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, desenvolvida no âmbito de um programa de pós-graduação em Ensino, com base em cento e cinco tarefas presentes na unidade 4 de um livro didático de Matemática do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir de critérios específicos, foram selecionadas dezoito tarefas consideradas contextualizadas e, posteriormente, classificadas segundo os mecanismos atencionais predominantes. A análise detalhou duas tarefas selecionadas como representativas: uma com predomínio do mecanismo top-down e outra com predominância do mecanismo bottom-up. Os resultados indicam que a contextualização atua como elemento potencializador da atenção, ao permitir associar o objeto do conhecimento matemático à realidade vivida pelo estudante, favorecendo o engajamento e a significação dos saberes escolares. Conclui-se que a elaboração de tarefas matemáticas deve considerar tanto os aspectos instrucionais quanto os estímulos visuais e contextuais, promovendo uma aprendizagem mais integrada, atenta e significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.
