Atenção e Aprendizagem Matemática
proposição de indicadores
Resumo
Este artigo, recorte dos resultados de uma tese de Doutorado, tem como objetivo apresentar indicadores qualitativos relacionados ao fenômeno atencional que podem ser utilizados para planejamento, execução e avaliação de aulas de Matemática. O aporte teórico relaciona-se ao fenômeno atencional e a outros atributos associados a ele, tais como a cognição incorporada, as funções executivas, as emoções e a motivação. Com relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa teórica, do tipo metanálise, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se uma estrutura única de busca, em três idiomas, elaborada com palavras-chave e operadores booleanos. Optou-se pela utilização do buscador Google Acadêmico e dos bancos de dados Scopus e Web of Science. A partir de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 47 estudos, cujas seções de Resultados e Considerações Finais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados, obteve-se um conjunto de 22 indicadores, baseados na Neurociência Cognitiva, cujo enfoque é o fenômeno atencional. Acredita-se que seja possível incorporar esses indicadores ao planejamento e à prática pedagógica, melhorando o recrutamento da atenção dos estudantes e, consequentemente, potencializando a aprendizagem de Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.
