Atenção e Aprendizagem Matemática

proposição de indicadores

Autores

  • João Francisco Staffa da COSTA Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUCRS)
  • Valderez Marina do Rosário LIMA Programa de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática (PUC-RS)
  • Laerte FONSECA Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento – IP/USP e Instituto Federal de Sergipe – IFS

Resumo

Este artigo, recorte dos resultados de uma tese de Doutorado, tem como objetivo apresentar indicadores qualitativos relacionados ao fenômeno atencional que podem ser utilizados para planejamento, execução e avaliação de aulas de Matemática. O aporte teórico relaciona-se ao fenômeno atencional e a outros atributos associados a ele, tais como a cognição incorporada, as funções executivas, as emoções e a motivação. Com relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa teórica, do tipo metanálise, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se uma estrutura única de busca, em três idiomas, elaborada com palavras-chave e operadores booleanos. Optou-se pela utilização do buscador Google Acadêmico e dos bancos de dados Scopus e Web of Science. A partir de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 47 estudos, cujas seções de Resultados e Considerações Finais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados, obteve-se um conjunto de 22 indicadores, baseados na Neurociência Cognitiva, cujo enfoque é o fenômeno atencional. Acredita-se que seja possível incorporar esses indicadores ao planejamento e à prática pedagógica, melhorando o recrutamento da atenção dos estudantes e, consequentemente, potencializando a aprendizagem de Matemática.

Downloads

Publicado

2025-10-30