Potenciais Relativos a Eventos de Atividade Cerebral no Processamento da Atenção Matemática
uma revisão de escopo
Resumo
Esta revisão de escopo, conduzida segundo as diretrizes PRISMA-ScR, teve como objetivo mapear os principais componentes de Event-Related Potentials (ERPs) cerebrais associados à atenção em tarefas matemáticas. A busca sistemática foi realizada nas bases PubMed e ScienceDirect, abrangendo publicações de janeiro de 2014 a junho de 2024. Foram incluídos estudos empíricos com indivíduos neurotípicos realizando tarefas matemáticas durante registro de ERPs, e excluídos estudos com populações clínicas, revisões e textos teóricos. Após triagem, 19 artigos foram analisados. Os estudos identificaram variações nos componentes P1 e N1 associados à atenção visual inicial, N2 (relacionado à inibição de respostas e detecção de conflito, P3 ligado à tomada de decisão e atualização d memória de trabalho, N400 envolvido no processamento semântico de fatos matemáticos e LPC refletindo integração tardia. Essas modulações ocorreram em função do desempenho dos participantes, tipo de estímulo e variáveis afetivas, como ansiedade matemática. Os achados destacam a sensibilidade dos ERPs a processos perceptuais, controle executivo, processamento semântico e regulação emocional na cognição matemática, além de evidenciar diferenças ao longo do desenvolvimento e influências da ansiedade matemática. A revisão reforça o potencial dos ERPs como marcadores neurofisiológicos para diagnósticos precoces e intervenções personalizadas, ao mesmo tempo que ressalta limitações decorrentes da heterogeneidade metodológica e amostral dos estudos atuais.
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DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
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