Atenção, Funções Executivas e Aprendizagem Matemática em Escolares

uma análise a partir de uma revisão de escopo

Autores

  • Elaine Cristina Gonçalves SANTOS Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento – IP/USP
  • Laerte FONSECA Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento – IP/USP e Instituto Federal de Sergipe – IFS

Resumo

Este artigo teve como objetivo reunir evidências da literatura nacional e internacional, publicadas nos últimos cinco anos, sobre a influência da atenção e das funções executivas na aprendizagem matemática de crianças em idade escolar, além de analisar a contribuição desses estudos para a compreensão dessa relação. Foi realizada uma revisão de escopo por meio de buscas sistemáticas nas bases Scopus, PubMed, SciELO, Google Acadêmico e LILACS. Os estudos selecionados foram organizados conforme as diretrizes do PRISMA-ScR. Os quatro estudos incluídos destacam o papel preditor da memória de trabalho e a relevância das funções executivas na resolução de problemas matemáticos. Evidências indicam que as funções executivas sustentam o planejamento, a manipulação de informações e a escolha de estratégias, enquanto a atenção é fundamental para filtrar estímulos relevantes e manter o foco nas tarefas. Apesar dessas contribuições, não foram encontrados estudos que investigassem de forma integrada e simultânea a atenção, as funções executivas e a aprendizagem matemática. A análise teórica do modelo de atenção de Posner e dados empíricos sobre o desenvolvimento atencional ressaltam a importância de explorar esses processos de forma conjunta. Os resultados apontam para a necessidade de pesquisas interdisciplinares entre neurociência cognitiva, psicologia educacional e educação matemática, visando o desenvolvimento de intervenções eficazes e o aprimoramento das práticas pedagógicas.

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Publicado

2025-10-30