Emoções, Atenção e Codificação Preditiva

o impacto na resolução de problemas matemáticos no Ensino Fundamental

Autores

  • Daisy Cristina Olerich CECATTO Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento – IP/USP
  • Laerte FONSECA Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento – IP/USP e Instituto Federal de Sergipe – IFS

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear e analisar criticamente as evidências empíricas e teóricas sobre os efeitos da ansiedade matemática nos processos de atenção seletiva e codificação preditiva durante a resolução de problemas no Ensino Fundamental. Por meio de uma revisão de escopo, seguiu-se o protocolo metodológico PRISMA-ScR, com base nos modelos de Arksey e O'Malley (2005) e Levac et al. (2010). Foram selecionados 23 estudos empíricos publicados entre 2020 e 2025, localizados em bases internacionais e nacionais, que abordassem ao menos dois dos três eixos teóricos centrais: ansiedade matemática, atenção seletiva e codificação preditiva. Os achados, analisados à luz do modelo da “espiral neurocognitiva”, dinâmica processual e auto-reforçadora entre emoção, atenção e predição, apontam que altos níveis de ansiedade matemática comprometem o engajamento atencional e a atualização de modelos internos durante a resolução de problemas, sendo observadas alterações neurofuncionais como hiperativação da amígdala, menor conectividade pré-frontal-parietal e padrões eletrofisiológicos desfavoráveis. Intervenções como mindfulness, biofeedback, jogos baseados em erro preditivo e reorganização didática mostram potencial para mitigar tais efeitos. Conclui-se que o enfrentamento da ansiedade matemática demanda articulação entre neurociência, psicologia e práticas pedagógicas que considerem tanto a dimensão afetiva quanto os mecanismos interdependentes da espiral neurocognitiva.

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Publicado

2025-10-30