UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO TUDO É MATEMÁTICA A PARTIR DOS REGISTROS MOBILIZADOS NA EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho objetiva investigar os registros mobilizados na educação algébrica no 8º ano do Ensino Fundamental no livro didático (LD) Tudo é Matemática (DANTE, 2010) adotado em todas as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Ribeirópolis/SE. Para tanto, tomamos como sustentação teórica os registros de representação semiótica de Duval (2003, 2009, 2011), as dimensões da álgebra dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e as concepções da álgebra de Usiskin (1994), bem como a fundamentação metodológica dos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2010). Com base nos dados coletados concluímos que diante das atividades propostas no livro didático privilegia-se a dimensão estrutural e equacional da álgebra, prevalecendo o monorregistro entre as transformações das representações semióticas. Enquanto nas dimensões da álgebra como aritmética generalizada e funcional observamos que o percentual de atividades envolvendo conversão de registros supera tratamento.Downloads
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