ARTICULAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES MATEMÁTICAS PARA O ENSINO BÁSICO: o caso do Teorema de Tales
Resumo
Neste artigo, iniciamos por analisar as indicações curriculares brasileiras e as organizações matemáticas presentes nos livros didáticos e assumidas pelos professores na elaboração de suas organizações didáticas objetivando verificar a problemática do isolamento temático e da monumentalização dos conteúdos matemáticos propostos para o ensino básico brasileiro. Com o propósito de enfrentar esta problemática constituímos um sistema didático na concepção de um percurso de estudos e pesquisas, nos termos propostos por Yves Chevallard na Teoria Antropológica do Didático. Neste percurso de pesquisas realizamos um estudo histórico e epistemológico do tema Teorema de Tales o qual revelou a potencialidade que este tema tem de articular e justificar outros temas, setores e áreas propostos para o estudo no ensino básico. Esta potencialidade permite que este tema seja eleito como tarefa/tema fundamental na constituição de organizações matemáticas/didáticas, bem como nos aponta a necessidade de elaboração de um Modelo Epistemológico de Referência que nos permita analisar e desenvolver organizações matemáticas que propicie um fazer matemático interconectado e inteligível.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.