ARTICULAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES MATEMÁTICAS PARA O ENSINO BÁSICO: o caso do Teorema de Tales

Autores

  • Roberto Carlos Dantas Andrade (ETRB e GEDIM/IEMCI/UFPA)
  • Renato Borges Guerra (PPGECM/IEMCI/UFPA/GEDIM)

Resumo

Neste artigo, iniciamos por analisar as indicações curriculares brasileiras e as organizações matemáticas presentes nos livros didáticos e assumidas pelos professores na elaboração de suas organizações didáticas objetivando verificar a problemática do isolamento temático e da monumentalização dos conteúdos matemáticos propostos para o ensino básico brasileiro. Com o propósito de enfrentar esta problemática constituímos um sistema didático na concepção de um percurso de estudos e pesquisas, nos termos propostos por Yves Chevallard na Teoria Antropológica do Didático. Neste percurso de pesquisas realizamos um estudo histórico e epistemológico do tema Teorema de Tales o qual revelou a potencialidade que este tema tem de articular e justificar outros temas, setores e áreas propostos para o estudo no ensino básico. Esta potencialidade permite que este tema seja eleito como tarefa/tema fundamental na constituição de organizações matemáticas/didáticas, bem como nos aponta a necessidade de elaboração de um Modelo Epistemológico de Referência que nos permita analisar e desenvolver organizações matemáticas que propicie um fazer matemático interconectado e inteligível.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Dantas Andrade, (ETRB e GEDIM/IEMCI/UFPA)

Professor Doutor da Escola Tenente Rêgo Barros e membro do Grupo de Pesquisa GEDIM/IEMCI/UFPA.

Renato Borges Guerra, (PPGECM/IEMCI/UFPA/GEDIM)

Professor Doutor do PPGECM/IEMCI/UFPA. Coordenador do Grupo de Pesquisa GEDIM.

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Publicado

2014-09-09