ESTUDO SOBRE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO NO LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA”, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
Resumo
Este artigo apresenta um recorte da análise do livro didático “A Conquista da Matemática” referente ao 8º ano do Ensino Fundamental, com foco no conteúdo “Circunferência e Círculo”, como fruto do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. A opção para análise da obra deu-se por ser o livro didático de matemática mais utilizado nas escolas estaduais da Diretoria Regional de Educação 01 (DRE 01), dentre as quais estão escolas de minha referência da escolarização básica. Para tanto, tomou-se como referência a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard a partir dos trabalhos de Maia (2008) e Ordem (2010). Na análise, foram identificados em diferentes situações, os elementos que compõem a organização praxeológica [tarefa (T), técnica (τ), tecnologia (θ) e teoria (Θ)], ao estabelecer quais tarefas são propostas e quais as técnicas e discurso teórico-tecnológico se associam às tarefas. Em muitos casos, ao introduzir um tópico desse conteúdo geométrico, foi primeiro identificado o discurso teórico-tecnológico e, por conseguinte, a tarefa. Essa é uma postura dos autores em que reforça o uso de definições, propriedades e por meio de estruturas algébricas em detrimento do trabalho com construções geométricas ou uso de abordagens de ensino diversificadas, como o uso de jogos, por exemplo.Downloads
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