ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Mariana Ferreira da Silva Morais
  • José Dilson Beserra Cavalcanti

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de um estudo que estamos desenvolvendo no mestrado Educação em Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A nossa questão de pesquisa de mestrado diz respeito à investigação dos sentidos que os professores de escolas do Campo atribuem à escola e ao saber matemático. A referida pesquisa está sendo desenvolvida no município de Belo Jardim-PE. Apresentamos, neste artigo, um recorte acerca das abordagens teóricas da Educação do Campo, seus avanços e desafios, suas políticas, práticas docentes e perspectivas curriculares. Uma das categorias principais versadas neste artigo, trata-se da abordagem da Educação Matemática. Tomamos como nosso chão teórico e como perspectiva curricular para educação do campo, o Multiculturalismo e a etnomatemática, ambas teorias concebem as diferenças culturais, o diálogo e emancipação dos sujeitos como ponto principal do princípio educativo.

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Publicado

2018-09-05