FUNÇÃO AFIM E QUADRÁTICA: REPRESENTAÇÕES MOBILIZADAS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO MATEMÁTICA: CONTEXTO E APLICAÇÕES

Autores

  • Leonel Ricardo Machado Meneses UFS
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani UFSM

Resumo

Esta pesquisa investiga as representações semióticas mobilizadas nas atividades das funções afim e quadrática propostas no livro didático Matemática: Contexto & Aplicações de Dante (2010). Para tanto, o estudo embasa-se na teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2003, 2009, 2011) bem como nos parâmetros e orientações curriculares nacionais publicadas em Brasil (2002, 2012). Com base nos dados coletados e seguindo os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2010), conclui-se que a conversão é a transformação semiótica mais adotada nas atividades do livro didático e que ocorre a mobilização em larga escala do registro algébrico, principalmente utilizando-o como registro de partida. Além disso, constata-se que o registro gráfico foi pouco mobilizado nas atividades e que praticamente elas não priorizavam as conversões nos dois sentidos o que, segundo Duval (2003, 2009, 2011), pode prejudicar a aquisição do conceito de função.

Biografia do Autor

Leonel Ricardo Machado Meneses, UFS

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Rita de Cássia Pistóia Mariani, UFSM

Professora Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP e Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2014-09-09