ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA APRECIAÇÃO DE CONTEÚDO ATRAVÉS DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

  • Antonio Jailson dos Santos Fonseca UFS
  • Divanizia do Nascimento Souza UFS
  • Suzana Gama dos Santos UFS

Resumo

Esse trabalho traz uma reflexão sobre a utilização da mobilização dos registros de representação semiótica de Raymond Duval para o ensino de Análise Combinatória. Fizemos uma análise do conteúdo em um livro didático de matemática para estudantes de ensino médio, disponibilizado no Guia de livros didáticos PNLD 2012. Essa pesquisa teve caráter qualitativo, tendo o intuito de apreciar as representações dadas pelo autor do livro investigado em relação às questões voltadas para o conteúdo Análise Combinatórias. Os pontos observados, em geral, referem-se à abordagem do conteúdo programático, exercícios resolvidos e atividades propostas. Nesse sentido, o material didático analisado apresenta uma abordagem contextualizada, com temas referentes ao cotidiano. Com isso, a representação na forma da língua natural aparece com maior frequência, em seguida, a forma algébrica e, com menor quantidade, a utilização do diagrama de árvore.

Biografia do Autor

Antonio Jailson dos Santos Fonseca, UFS

Mestrando do Núcleo de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/Universidade Federal de Sergipe.

Divanizia do Nascimento Souza, UFS

Professora Doutora do Departamento de Física/ Universidade Federal de Sergipe e coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática/NPGECIMA/UFS

Suzana Gama dos Santos, UFS

Mestranda do Núcleo de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/Universidade Federal de Sergipe e professora substituta do Departamento de Matemática/Campus de Itabaiana/UFS.

Downloads

Publicado

2014-09-09