Princípios Neuroquímicos da Aprendizagem Matemática: o caso das razões trigonométricas no triângulo retângulo apresentadas em livros didáticos

Autores

  • Kleyfton Soares da Silva
  • Laerte Silva da Fonseca

Resumo

O objetivo deste artigo foi refletir sobre a aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo com base nos princípios da neurociência cognitiva, mais especificamente, investigar os mecanismos neuroquímicos envolvidos na detecção, processamento e interpretação de sinais do ambiente ao longo do Sistema Nervoso Central. Em nível teórico este estudo alicerçou-se nos processos básicos da fisiologia neural discutidas em Carlson (2012), Shiffman (2005), Kandel et al. (2013) e Brandão (2004). Na parte empírica decidiu-se analisar atividades abordadas em dois livros didáticos do 9º ano aprovados no PNLD e construir um instrumento de análise de livro didático categorizado nas lentes da neurociência cognitiva. As análises desvelaram que as tarefas apresentadas nos livros didáticos podem ou não servir como estímulos externos capazes de promover o disparo de grande quantidade de potenciais de ação ao longo dos neurônios. O armazenamento seletivo das informações adquiridas e, consequentemente, a efetivação da aprendizagem e memória depende da natureza dos estímulos e da frequência dos potenciais de ação na rede neuronal. O instrumento de avaliação elaborado mostrou-se prático na análise das atividades propostas pelos livros didáticos, podendo ser um recurso importante para que professores possam avaliar criticamente os livros didáticos com base nos princípios da neurociência cognitiva.

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Publicado

2019-02-04