MATEMÁTICA E LINGUAGEM

Autores

  • Michael Friedrich Otte Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
  • Luiz Gonzaga Xavier de Barros Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Resumo

Este artigo procura comparar as duas visões predominantes sobre a Matemática. A Matemática é uma linguagem? A Matemática é uma ciência? São discutidas três hipóteses: 1) A Matemática é considerada uma linguagem, não pelos matemáticos de criação, mas nos contextos de suas aplicações nas ciências, na tecnologia, na Filosofia, na Lógica e na Educação Matemática. 2) A Revolução Industrial causou uma enorme transformação no sentido de quase todos os nossos conceitos e palavras, e, por consequência, houve uma profunda mudança do status dos conhecimentos humanos e, em particular, das ciências. 3) A própria Matemática se desenvolveu como ciência, instrumento e campo de aplicação.

Biografia do Autor

Michael Friedrich Otte, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Doutor em Matemática pela Universität Göttingen (UG) – Alemanha. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Luiz Gonzaga Xavier de Barros, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) - Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Downloads

Publicado

2015-07-06