A MATEMÁTICA EXPLICA ALGUMA COISA?

Autores

  • Alexandre Silva Abido Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Resumo

No ensino da Matemática, além dos problemas comuns à educação em geral, soma-se a preocupação com problemas específicos do ensino da Matemática. A tese principal desse artigo é que as dificuldades de ensinar Matemática residem no caráter e no conhecimento teórico da Matemática, isto é, concentram-se na noção de conceito teórico. Nem nossas teorias de cognição – que ensinam que pensar será exclusivamente um evento mental – nem nossas maneiras empiristas de ver o mundo ajudam neste problema. Oferecemos uma visão semiótica para abordar esses problemas de relação entre o concreto e o abstrato, entre o particular e o geral.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Abido, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – Campus de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-06