O TERMO AXIOMA DE PLATÃO À MODERNIDADE: reflexões interpretativas fundamentadas no pensamento sobre complementaridade otteano
Resumo
Este artigo apresenta resultados da pesquisa de doutoramento da autora na Universidade Federal do Mato Grosso que teve como questão norteadora saber por que o termo axioma até o século XIX era tomado como antônimo de hipótese e, nos dias atuais, é considerado como sinônimo, e quais foram as implicações dessa mudança nas relações entre a Filosofia e a Matemática, entre a Linguagem e a Matemática e na Educação Matemática. A pesquisa reflexivo-interpretativa e de caráter teórico-bibliográfico teve como fundamentação teórico-metodológica o Pensamento sobre Complementaridade Otteano, teoria em desenvolvimento por Michael Friedrich Otte, que utiliza abordagens históricas, filosóficas e semióticas. A pesquisa mostrou que quanto mais a Linguagem e a Matemática se aproximaram, mais o termo axioma tendeu a ser interpretado como sinônimo de hipótese, e que tal aproximação se desencadeou a partir do momento em que o pensamento filosófico se aproximou do pensamento matemático. A tese defendida foi que a mudança do significado do termo axioma, evidenciada na relação entre a Linguagem e a Matemática, se deslocou dos aspectos descritivo-contemplativos para os aspectos operativo-instrumentais, de modo que a objetividade da Matemática passou a revelar-se na atividade e nas aplicações futuras e não mais em termos de fundamentos a priori. O novo sentido desse termo passou a ser encontrado nas deduções formais e na teoria desenvolvida como uma entidade em si e o seu significado aparece nas aplicações dessa teoria. Em consequência, uma análise semântica de seus conceitos, como é costume nas Ciências Humanas, passou a não ser suficiente na Matemática e, neste campo, é preciso levar em conta os aspectos pragmáticos das representações. Este estudo, ao mesmo tempo em que oportuniza aos pesquisadores em Educação Matemática ampliarem suas reflexões sobre a gênese e historicidade do conhecimento matemático, apresenta a possibilidade de uma nova forma de abordagem didática: o Pensamento sobre Complementaridade Otteano.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.