NOVAS PERPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS: contribuições para a educação matemática

Autores

  • Kécio Gonçalves Leite UFS

Resumo

Este artigo apresenta perspectivas teóricas referentes a representação e comunicação de ideias matemáticas, a partir da abordagem de contribuições de autores que têm tratado do tema com foco no papel da metáfora e suas relações com a cognição. Essas perspectivas podem gerar potenciais contribuições para a Filosofia da Matemática e para a Educação Matemática, decorrentes de uma possível nova abordagem filosófica e epistemológica a respeito da natureza do conhecimento matemático e de seu ensino. Em especial, são apresentadas as perspectivas teóricas de George Lakoff, Rafael Núñez e Michael Otte sobre o assunto, verificando-se, na sequência, possíveis contribuições para a Educação Matemática.

Biografia do Autor

Kécio Gonçalves Leite, UFS

Professora Assistente do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe, atuação na área de Educação Matemática

Downloads

Publicado

2015-07-06