TENTATIVAS DE ESTABELECER O CONCEITO DE NÚMERO COMO FUNDAMENTO PARA CURSOS DE ANÁLISE

Autores

  • Gert Schubring Professor visitante do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Resumo

Embora uma concepção de número fique subjacente a cada abordagem de análise, pesquisas a fim de explicitar tais concepções surgiram bem tardiamente, na primeira metade do século XIX. O artigo analisa quatro tentativas de fundamentar o cálculo em um conceito de número adaptado – duas da França e duas da Alemanha. Um foco principal dessas tentativas foi o conceito de números negativos. Porém, elaborar o conceito de números reais não ficou no horizonte conceitual desses matemáticos. Foi o desafio que levou Dedekind a estabelecer seu conceito de cortes.

Biografia do Autor

Gert Schubring, Professor visitante do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

PhD in Mathematics pela Universität Bielefeld (Alemanha). Professor visitante do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2015-07-06