O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Graziela Ferreira de Souza
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo

Este artigo apresenta um panorama sobre o uso de mapas conceituais nas pesquisas em Educação e Ensino brasileiras a partir da análise de pesquisas depositadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES. Por meio de uma abordagem bibliográfica exploratória, buscou-se identificar de que forma os mapas conceituais vem sendo aplicados e estudados e os principais resultados de aprendizagem observados nas pesquisas. Foram analisadas 44 teses de acordo com o aporte teórico de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que, em grande parte dos estudos, os mapas conceituais são utilizados como recurso de ensino para mobilizar conhecimentos prévios e como alternativa às metodologias e práticas pedagógicas tradicionais. Verificou-se também um grande número de pesquisas que utilizam o mapeamento conceitual como instrumento de avaliação da aprendizagem, embora sejam identificados dentre os estudos práticas que não se utilizam do aporte teórico de Joseph Novak para desenvolvimento do mapeamento conceitual.

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Publicado

2020-05-27