O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Resumo
Este artigo apresenta um panorama sobre o uso de mapas conceituais nas pesquisas em Educação e Ensino brasileiras a partir da análise de pesquisas depositadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES. Por meio de uma abordagem bibliográfica exploratória, buscou-se identificar de que forma os mapas conceituais vem sendo aplicados e estudados e os principais resultados de aprendizagem observados nas pesquisas. Foram analisadas 44 teses de acordo com o aporte teórico de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que, em grande parte dos estudos, os mapas conceituais são utilizados como recurso de ensino para mobilizar conhecimentos prévios e como alternativa às metodologias e práticas pedagógicas tradicionais. Verificou-se também um grande número de pesquisas que utilizam o mapeamento conceitual como instrumento de avaliação da aprendizagem, embora sejam identificados dentre os estudos práticas que não se utilizam do aporte teórico de Joseph Novak para desenvolvimento do mapeamento conceitual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.