OS MAPAS CONCEITUAIS COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – LICENCIATURA

Autores

  • Carla Beatriz Spohr
  • Elena Maria Billig Mello
  • Raquel Ruppenthal

Resumo

Este trabalho, com foco no uso de mapas conceituais (MCs) como ferramenta pedagógica inovadora, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com a seguinte problemática: de que maneira os MCs podem ser inseridos como inovação na formação acadêmico-profissional na Licenciatura Ciências da Natureza? Assim, objetivou-se descrever/relatar as percepções e conhecimentos de acadêmicos sobre os mapas conceituais, analisar o uso dessa ferramenta pedagógica nas atividades teórico-prática e as percepções discentes relativas ao mapa conceitual a luz do referencial teórico-epistemológico dessa proposta a fim de compreender como se dá a utilização de MCs durante a graduação gerando ações no sentido de melhorar esse processo. Este estudo de caso foi desenvolvido com uma turma do 6° semestre do Curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa. Para coleta de dados, utilizou-se questionário semiestruturado e elaboração de MCs. A análise dos dados deu-se por meio da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica abordou conceitos relevantes para a formação acadêmico-profissional de professores de Ciências da Natureza com o trabalho com mapas conceituais e seu potencial inovador. Como resultados, percebeu-se que os discentes conseguiram sistematizar informações dos documentários trabalhados na elaboração de MCs, sendo necessário refazerem os mesmos, a partir do uso de conexões, que possibilitou novos conceitos. Apesar de algumas limitações na pesquisa, os discentes compreenderam os MCs como ferramenta pedagógica e sua aplicabilidade na prática docente. Este trabalho poderá favorecer a qualificação do processo ensino-aprendizagem com o uso de MCs como inovação pedagógica na formação de professores.

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Publicado

2020-05-27