OS MAPAS CONCEITUAIS COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – LICENCIATURA
Resumo
Este trabalho, com foco no uso de mapas conceituais (MCs) como ferramenta pedagógica inovadora, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com a seguinte problemática: de que maneira os MCs podem ser inseridos como inovação na formação acadêmico-profissional na Licenciatura Ciências da Natureza? Assim, objetivou-se descrever/relatar as percepções e conhecimentos de acadêmicos sobre os mapas conceituais, analisar o uso dessa ferramenta pedagógica nas atividades teórico-prática e as percepções discentes relativas ao mapa conceitual a luz do referencial teórico-epistemológico dessa proposta a fim de compreender como se dá a utilização de MCs durante a graduação gerando ações no sentido de melhorar esse processo. Este estudo de caso foi desenvolvido com uma turma do 6° semestre do Curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa. Para coleta de dados, utilizou-se questionário semiestruturado e elaboração de MCs. A análise dos dados deu-se por meio da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica abordou conceitos relevantes para a formação acadêmico-profissional de professores de Ciências da Natureza com o trabalho com mapas conceituais e seu potencial inovador. Como resultados, percebeu-se que os discentes conseguiram sistematizar informações dos documentários trabalhados na elaboração de MCs, sendo necessário refazerem os mesmos, a partir do uso de conexões, que possibilitou novos conceitos. Apesar de algumas limitações na pesquisa, os discentes compreenderam os MCs como ferramenta pedagógica e sua aplicabilidade na prática docente. Este trabalho poderá favorecer a qualificação do processo ensino-aprendizagem com o uso de MCs como inovação pedagógica na formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.