ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho propõe e analisa uma estratégia de construção de mapas conceituais por estudantes do ensino fundamental. A proposta foi desenvolvida com duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Minas Gerais, na disciplina de Ciências. Ela se configura como um método para viabilizar a aprendizagem procedimental em estudantes iniciantes na técnica de criação de mapas conceituais. Na primeira Etapa, foram distribuídos cinco cartões aos estudantes, com os seguintes conceitos: substâncias, átomos, elementos químicos, substâncias simples e substâncias compostas. Foi solicitado às duplas de estudantes que formassem a maior quantidade de frases possível, contendo o maior número desses conceitos. A segunda Etapa consistiu na estruturação das proposições do mapa conceitual, de acordo com as frases elaboradas na Etapa 1. Na terceira Etapa, foram realizadas discussões sobre as frases e as proposições que os estudantes tinham elaborado nas Etapas anteriores e foi construído um mapa conceitual por dupla. Por fim, na quarta Etapa, foram distribuídos aos estudantes cinco novos conceitos: tabela periódica, famílias, períodos, número de massa e número atômico. Foi solicitado que repetissem as Etapas anteriores acrescentando esses novos conceitos e reestruturassem o mapa conceitual com todos os dez conceitos. Desse modo, foi possível perceber que os estudantes se envolveram com a atividade proposta, conseguiram entender a ideia subjacente aos mapas conceituais e elaboraram seus primeiros mapas sem grandes dificuldades, o que confere um grande potencial de uso regular da estratégia proposta para a construção de mapas conceituais por iniciantes ou não especialistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.