ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Flávia Machado dos Reis
  • Eduardo Kojy Takahashi

Resumo

Este trabalho propõe e analisa uma estratégia de construção de mapas conceituais por estudantes do ensino fundamental. A proposta foi desenvolvida com duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Minas Gerais, na disciplina de Ciências. Ela se configura como um método para viabilizar a aprendizagem procedimental em estudantes iniciantes na técnica de criação de mapas conceituais. Na primeira Etapa, foram distribuídos cinco cartões aos estudantes, com os seguintes conceitos: substâncias, átomos, elementos químicos, substâncias simples e substâncias compostas. Foi solicitado às duplas de estudantes que formassem a maior quantidade de frases possível, contendo o maior número desses conceitos. A segunda Etapa consistiu na estruturação das proposições do mapa conceitual, de acordo com as frases elaboradas na Etapa 1. Na terceira Etapa, foram realizadas discussões sobre as frases e as proposições que os estudantes tinham elaborado nas Etapas anteriores e foi construído um mapa conceitual por dupla. Por fim, na quarta Etapa, foram distribuídos aos estudantes cinco novos conceitos: tabela periódica, famílias, períodos, número de massa e número atômico. Foi solicitado que repetissem as Etapas anteriores acrescentando esses novos conceitos e reestruturassem o mapa conceitual com todos os dez conceitos. Desse modo, foi possível perceber que os estudantes se envolveram com a atividade proposta, conseguiram entender a ideia subjacente aos mapas conceituais e elaboraram seus primeiros mapas sem grandes dificuldades, o que confere um grande potencial de uso regular da estratégia proposta para a construção de mapas conceituais por iniciantes ou não especialistas.

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Publicado

2020-05-27