MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência em que uma Sequência Didática (SD) foi realizada no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado em Química, envolvendo o uso de Mapas Conceituais (MC) no ensino de pH, ácidos e bases. O objetivo foi ampliar o debate sobre o uso dos MC a partir de discussões sobre a avaliação da SD desenvolvida, tendo em vista algumas limitações observadas. Além da base teórica utilizada no momento da atividade descrita, identificou-se a potencialidade de outra três perspectivas que podem auxiliar a ampliar discussões teóricas, conceituais e práticas que envolvem o uso de MC como ferramenta pedagógica: 1) pela Teoria histórico-cultural, proposta por Vigotski, 2) através de Grupos Interativos, descritos pelo Includ-ED e, 3) pelo ponto de vista da Cultura Escolar, focalizando o conceito de Aprendizagem Relevante discutido por Pérez Gómez. As reflexões que desdobraram da SD planejada e desenvolvida possibilitaram repensar objetivos, formas de atuar e de avaliar os estudantes em diversos contextos e conteúdos, ampliando, inclusive, as perspectivas teóricas para o uso de MC como uma excelente ferramenta pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.