MAPAS CONCEITUAIS COMO INDICADOR DA APRENDIZAGEM SOBRE RAIOS CÓSMICOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Roger Willians Corrêa
  • Marcelo Alves Barros
  • Herbert Alexandre João
  • Carlos Eduardo Laburú

Resumo

Este trabalho tem como objetivo utilizar os mapas conceituais como instrumento analítico para indicar caminhos para promover a aprendizagem conceitual acerca de raios cósmicos no Ensino Médio. A questão focal foi a determinação do ponto de impacto e da direção de chegada de um raio cósmico primário na superfície da Terra. Entre os principais tópicos abordados destacam-se: a origem e composição dos raios cósmicos, sua interação com a atmosfera terrestre e a detecção do ponto de impacto e determinação da direção de chegada do raio cósmico primário. A metodologia de pesquisa utilizada consistiu na elaboração de mapas conceituais colaborativos por alunos do Ensino Médio durante a aplicação de uma sequência de ensino e aprendizagem utilizando os seguintes critérios de análise: a) conceitos; b) relações entre os conceitos e c) padrão estrutural. As interpretações das proposições retiradas dos mapas conceituais foram feitas a partir das conexões que ligam os conceitos dos mapas conceituais, de modo a verificar a aprendizagem conceitual. Entre os principais resultados encontrados destacamos que a construção de mapas conceituais pelos alunos promoveu a criação de significados e conceitos acerca de raios cósmicos na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Como conclusão, destacamos a importância da realização de atividades diferentes das tradicionais, pois apresentam uma complexidade tanto em relação aos conceitos como das estruturas proposicionais, tornando os alunos mais ativos em seu processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2020-05-27