MAPAS CONCEITUAIS COMO INDICADOR DA APRENDIZAGEM SOBRE RAIOS CÓSMICOS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo utilizar os mapas conceituais como instrumento analítico para indicar caminhos para promover a aprendizagem conceitual acerca de raios cósmicos no Ensino Médio. A questão focal foi a determinação do ponto de impacto e da direção de chegada de um raio cósmico primário na superfície da Terra. Entre os principais tópicos abordados destacam-se: a origem e composição dos raios cósmicos, sua interação com a atmosfera terrestre e a detecção do ponto de impacto e determinação da direção de chegada do raio cósmico primário. A metodologia de pesquisa utilizada consistiu na elaboração de mapas conceituais colaborativos por alunos do Ensino Médio durante a aplicação de uma sequência de ensino e aprendizagem utilizando os seguintes critérios de análise: a) conceitos; b) relações entre os conceitos e c) padrão estrutural. As interpretações das proposições retiradas dos mapas conceituais foram feitas a partir das conexões que ligam os conceitos dos mapas conceituais, de modo a verificar a aprendizagem conceitual. Entre os principais resultados encontrados destacamos que a construção de mapas conceituais pelos alunos promoveu a criação de significados e conceitos acerca de raios cósmicos na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Como conclusão, destacamos a importância da realização de atividades diferentes das tradicionais, pois apresentam uma complexidade tanto em relação aos conceitos como das estruturas proposicionais, tornando os alunos mais ativos em seu processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.