MAPAS CONCEITUAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS COMPLEXOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de utilização de Mapas Conceituais (MC) em uma disciplina de pós graduação em ensino de ciências, exemplificando a possibilidade do mapeamento como instrumento avaliativo para uma abordagem interdisciplinar. A disciplina contou com nove alunos e seu mote foi trabalhar a temática ambiental dentro de uma visão sistêmica do planeta, discutindo as possibilidades de se trabalhar essa visão dentro do ensino. Para preparar a turma para a avaliação por MC, foram abordados desde seus aspectos teóricos até os aspectos práticos, com o uso do programa de computador CMapTools. Cada grupo recebeu uma pergunta focal e desenvolveu seu mapa, buscando relacionar o máximo de conceitos possíveis para uma compreensão sistêmica da temática ambiental no desenvolvimento da resposta à pergunta. Foram elaborados quatro mapas, que foram apresentados pelos grupos e discutidos com o restante da sala, visando à complementação de conceitos e suas interligações. Três dos quatro grupos apresentaram mapas satisfatórios, apresentando boa escolha e interligação de conceitos e boa construção sintática. Um dos grupos não compreendeu bem como fazer um MC, embora tenha demonstrado boa compreensão da disciplina na roda de conversa. Conclui-se que o uso dos MC pode ser uma boa forma de se avaliar uma abordagem interdisciplinar em nível de pós- graduação, mas que deve ser tomado com cautela e utilizado em conjunto com outras formas de avaliação, principalmente se a disciplina for o primeiro contato dos alunos com o MC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.