MAPAS CONCEITUAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS COMPLEXOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
  • Rosely Aparecida Liguori Imbernon

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de utilização de Mapas Conceituais (MC) em uma disciplina de pós graduação em ensino de ciências, exemplificando a possibilidade do mapeamento como instrumento avaliativo para uma abordagem interdisciplinar. A disciplina contou com nove alunos e seu mote foi trabalhar a temática ambiental dentro de uma visão sistêmica do planeta, discutindo as possibilidades de se trabalhar essa visão dentro do ensino. Para preparar a turma para a avaliação por MC, foram abordados desde seus aspectos teóricos até os aspectos práticos, com o uso do programa de computador CMapTools. Cada grupo recebeu uma pergunta focal e desenvolveu seu mapa, buscando relacionar o máximo de conceitos possíveis para uma compreensão sistêmica da temática ambiental no desenvolvimento da resposta à pergunta. Foram elaborados quatro mapas, que foram apresentados pelos grupos e discutidos com o restante da sala, visando à complementação de conceitos e suas interligações. Três dos quatro grupos apresentaram mapas satisfatórios, apresentando boa escolha e interligação de conceitos e boa construção sintática. Um dos grupos não compreendeu bem como fazer um MC, embora tenha demonstrado boa compreensão da disciplina na roda de conversa. Conclui-se que o uso dos MC pode ser uma boa forma de se avaliar uma abordagem interdisciplinar em nível de pós- graduação, mas que deve ser tomado com cautela e utilizado em conjunto com outras formas de avaliação, principalmente se a disciplina for o primeiro contato dos alunos com o MC.

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Publicado

2020-05-27