PRÁTICAS EPISTÊMICAS E ARGUMENTAÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Felipe Aragão Freire Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIMA-UFS. Graduado em Física Licenciatura pela UFS
  • Adjane da Costa Tourinho e Silva

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar a frequência e a forma pela qual os temas “práticas epistêmicas” e “argumentação” estão sendo abordados em dissertações e teses brasileiras. Nesta perspectiva, foram encontrados 15 trabalhos na base de dados Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Dos trabalhos levantados, sete demostram de maneira explicita a relação entre práticas epistêmicas e argumentação. Analisamos que todas as pesquisas possuem uma abordagem qualitativa, cujo foco predominante é nos estudantes, dada a própria estrutura do conceito de práticas epistêmicas. De maneira unânime, as pesquisas apontam para a necessidade de ambientes escolares que permitam um posicionamento ativo dos alunos, corroborando para a adoção de práticas voltadas para a produção e legitimação dos conhecimentos e, consequentemente, para o desenvolvimento da argumentação.

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Publicado

2020-08-08