ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE FUNÇÕES MATEMÁTICAS
Resumo
A teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel nos idos de 1960, considera que os conhecimentos prévios que um indivíduo possui são determinantes para o aprendizado dele sobre um novo conteúdo. Essa teoria, fundamentada no construtivismo cognitivo, tem embasado diversas propostas didáticas na busca pela promoção da aprendizagem significativa, que permite ao indivíduo ser capaz de reproduzir e adaptar o conhecimento fixado na memória em situações e contextos variados. Na primeira parte deste texto são apresentados brevemente os fundamentos da teoria da aprendizagem significativa, os fatores considerados essenciais dessa teoria, as três fases distintas que podem ser evidenciadas durante a aprendizagem significativa e alguns pressupostos, exemplos, descritos na literatura, de estratégias e ferramentas possíveis de serem empregados na promoção da aprendizagem significativa sobre o conteúdo matemático Funções. Nas discussões é observado que um amplo leque de abordagens do conteúdo matemático Funções amplia as chances de que a aprendizagem significativa seja alcançada no estudo de tal conteúdo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.