A CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DE UMA AULA DE DEMONSTRAÇÃO INTERATIVA (ADI)
Resumo
Este artigo apresenta uma estratégia de ensino desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Física IV, do Departamento de Física Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, em escolas de ensino médio da região do agreste sergipano. Nessa atividade tivemos como objetivo analisar a aplicação de uma Aula de Demonstração Interativa – ADI sobre o tema conservação de energia mecânica. A metodologia escolhida foi de natureza exploratória descritiva, do tipo qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa as respostas das previsões e conclusões das situações de demonstração da ADI dos estudantes participantes. Nossa amostra foi composta por 91 estudantes de três turmas do Colégio Estadual Murilo Braga- Itabaiana e duas turmas do Colégio Estadual José Joaquim Cardoso- Malhador. A partir da análise dos dados, podemos concluir que as aulas possibilitaram um ambiente dinâmico, no qual foi possível discutir em pequenos grupos e no grande grupo, vincular o novo aprendizado a conhecimentos prévios. As ADI se mostraram muito relevantes para assimilação dos conceitos científicos das situações geradas, uma vez que ancoram evidências experimentais convincentes, auxiliando aos estudantes a consolidar o aprendizado, auxiliando-os a uma reflexão crítica sobre o que eles estudaram e o que estava sendo aplicado na estratégia de ensino.
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